PROJETO CULTURAL PICUÍ PRAIA

A partir dessa sexta-feira (16), o restaurante Picuí Praia estará celebrando um projeto cultural que visa expor em suas dependências, a arte de artistas da Paraíba.

Com o título “PROJETO CULTURAL PICUÍ PRAIA”, inciativa dos irmãos proprietários Ibrahim e Isaac Laureano, com apoio cultural da ADESIVO 2, será lançada a primeira etapa deste projeto que é uma exposição permanente de haikais, do poeta paraibano Saulo Mendonça, considerado pela crítica regional e nacional, um dos expoentes do haikai brasileiro, tendo publicado 4 (quatro) livros do gênero, participado de várias antologias nacionais e internacionais e tendo sido vencedor de vários concursos literários brasileiros, também desse estilo de poesia miniaturista, oriunda do Japão. Este estilo de poesia minimalista, foi criado pelo poeta e monge japonês Mashu Bashô, no século XVI e que hoje é cultuado no mundo inteiro.

Os haikais de Saulo serão afixados nas vidraças de entrada do restaurante, a mesma que dá acesso aos visitantes e clientes da casa. Enfim, todos terão acesso aos haikais, através da visão de fora para dentro e vice versa.

Consta de painéis medindo 40x60cm, neles os poemas (haikais) de Saulo Mendonça com ilustrações coloridas (adequadas ao tema), imagens essas pesquisadas no mercado livre (internet) e digitalizadas  pela artista e designer Gabriele Santana.   

Simultaneamente, será distribuído um folder (duas dobras, tamanho 18x18cm, em policromia), contendo a história do surgimento do Haikai no Japão e posteriormente no Brasil, sobretudo, na Paraíba, através de seu maior representante, o poeta Saulo Mendonça.                                                                                                                

Continuidade

Em breves dias, os irmãos, proprietários do “Picuí Praia”, pretendem também expor, no interior do restaurante, uma galeria com fotos legendadas de celebridades paraibanas que se notabilizaram em suas vidas profissionais e artísticas. À exemplo, Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Pedro Américo, Luiz Augusto Crispim e outros. No cinema e teatro: Wlademir de Carvalho, Zezita Matos, Mayana Neiva, Zé Dumond e outros. Na música, o Zé Ramalho, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Herbet Viana, Elba Ramalho, etc. Outros segmentos também serão expostos com a finalidade de difundir, informar e salvaguardar a memória de muitos que ajudaram a construir a história da Paraíba. “Este projeto será útil para os próprios paraibanos, como também para os turistas que ficarão - parcialmente - informados da arte da Paraíba”, enfatizou o empresário Ibrahin Laureano, um dos proprietários do “Picuí Praia”    


Um comentário sobre “Projeto Cultural do Restaurante Picuí Praia”

  • Parabéns Picuí Praia, Saulo é uma figura que merece espaço pra seu trabalho.

Os comentários estão desativados.